top of page

Você sabe a diferença entre percal 180, 200 e 300 fios?

05/12/2016  

Quando falamos em tecidos percal de 180, 200, 300 fios, e temos a oportunidade de tocá-los, é possível sentir a diferença entre eles, além do seu toque macio e agradável, mas afinal, o que é um tecido percal? Qual a diferença entre um produto de 180 fios e um produto de 300 fios?

O termo percal é usado para descrever um tecido firme e compacto e deve ser utilizado com a indicação do número de fios. Para um tecido ser percal, ele precisa ter uma trama fina e com uma grande quantidade de fios.  O Percal é um tecido por ligamentos entre trama (sentido vertical) e urdume (sentido horizontal), que lhe confere as características fina e densa. Originário da Pérsia, geralmente é composto de 100% algodão, mas também pode ser uma mistura de outros fios em diferentes proporções.

 

A quantidade de fios tecidos por polegada define a maciez e a durabilidade do seu lençol, ou seja, quanto mais fio, mais macio ele será. A gramatura indica a relação entre metro quadrado e peso. É o número de fios por um espaço de uma polegada quadrada, que equivale a 2,54cm X 2,54cm. Os tecidos com poucos fios apresentam espaço bem visível entre eles. Os de número médio de fios já não apresentam espaço visível entre os fios. Os de maior número de fios tem que ser feitos com fios mais finos, por isso o tecido também é mais fino.

​

É bastante comum vermos o percal com um aspecto mais acetinado, isso se dá quando há o uso do cetim no entrelaçamento dos fios do percal, o que deixa a roupa de cama mais macia e nobre. É importante dizer que quando o percal é 100% algodão as roupas tendem ser ainda mais macias por terem fios em 100% algodão no entrelaçamento da trama.

Agora nós vamos deixar algumas dicas simples e importantes para te ajudar na hora de escolher a gramatura ideal da sua roupa de cama e também dicas para que ela dure ainda mais!

 

Como escolher a gramatura ideal do Percal:

Bom, quanto maior o número de fios mais finos eles serão e também possivelmente mais macios e com maior durabilidade. Porém, a quantidade de fios não é o único fator que influencia na maciez e na qualidade do percal. As técnicas de tecelagem e de tratamento do fio e a procedência do algodão são extremamente relevantes para a qualidade final do tecido. Alguns fabricantes com excelência nas técnicas e matéria prima de alta qualidade podem produzir um percal de 300 fios, por exemplo, superiores a outros percais de 600 ou até mil fios.

 

Na hora de escolher o seu lençol, leve em conta o custo-benefício. Lençóis de alto padrão com gramaturas maiores e de melhor procedência, possuem um custo mais elevado, mas acabam compensando por sua qualidade superior e durabilidade, já que possuem uma vida útil muito mais longa do que outros tipos tecido. E como dito acima, não se prenda apenas a gramatura elevada, entre adquirir um lençol 1000 fios de baixa qualidade e outro de menor número de fios, mas de procedência confiável, fique sempre com a segunda opção.

 

Cuidados com o Percal

Apesar de ser um tecido delicado, o cuidado na lavagem é o mesmo de tecidos em algodão. Evite usar alvejantes ou deixar em molho muito longo. Também é bom não exagerar na quantidade de sabão em pó e amaciante, em demasia, seus componentes químicos podem danificar as fibras do tecido reduzindo a vida útil do seu lençol.

 

 

 

Bom, esperamos que tenham gostado e que tais dicas sejam úteis a vocês! 

Ah, dê uma conferida no nosso site, lá estão disponibilizados os produtos da nossa linha Dream, em percal 200 fios :o.

http://estamparia.com/portfolio-posts/encanto-top/

 

Um forte abraço e até a próxima! 

©2016 Blog Meu Quarto! Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page