Ácaros: Inimigos do sono
22/11/2016

Os ácaros são organismos extremamente pequenos, visíveis apenas por um microscópio, mas que podem causar grandes transtornos para a saúde. Isso porque eles podem estar em qualquer lugar dentro de casa e são os principais desencadeadores de alergias respiratórias. Se alimentam de restos de partículas mortas da pele humana, exatamente por isso que eles vivem em locais que possam encontrar estas escamas com mais facilidade.
Em relação ao travesseiro, em apenas dois anos de uso, um terço de seu peso é formado por ácaros – por isso, de maneira geral, a dica é trocá-lo a cada dois anos.
Não é recomendado também lavar os travesseiros porque, durante a secagem, eles ficam úmidos e podem criar um ambiente favorável para a proliferação desses organismos – a dica é optar, se for o caso, pela lavagem a seco.
Pessoas com alergias respiratórias devem evitar travesseiros de ervas e plumas e cobertores porque esses acumulam mais ácaros e fungos. Nesses casos, os mais indicados são os travesseiros de látex ou espuma e os edredons. No entanto, caso a pessoa queira muito utilizar um travesseiro de pluma ou um cobertor, ela pode optar por capas ou protetores antiácaro, como - as mais seguras são as que têm zíper, que deixam os organismos “aprisionados”.
​
Na hora de dormir, é importante trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova. Fora isso, as almofadas e colchões devem ser higienizados semanalmente com um aspirador.
Além dos cuidados na hora de dormir, é importante ficar também atento a outros momentos e partes da casa, como o piso, por exemplo.
O carpete geralmente acumula mais poeira e pode não ser a melhor opção – os pisos mais fáceis de limpar são os melhores, assim como as cortinas, que devem ser lavadas uma vez por semana, no mínimo, especialmente as persianas.
​
Além desses cuidados citados acima você também pode evitar a presença desses microorganismos tomando algumas precauções como:
​
- Manter os cômodos da sua casa bem arejados;
- Aspire a casa com frequência;
- Evite umidade em excesso;
- Higienize com frequência todos os objetos que podem ser habitados por ácaros.
​
Um detalhe muito importante: Muitas pessoas dizem que para a eliminação do ácaro recomenda-se que o travesseiro, principalmente, seja colocado ao sol, mas na verdade quando você expõe o travesseiro ao sol, está criando um ambiente propício para o aumento da proliferação dos micro-organismos. O que acontece é que a moradia desses micro-organismos fica no interior do travesseiro, onde concentram-se resíduo de pele, gordura e secreção da cabeça, quando exposto ao sol, acentua-se a eficiência de proliferação das bactérias, fungos e ácaros e acelera a pulverização das fezes e cadáveres de ácaros, elementos altamente alergênicos.
​
Existe algum remédio para eliminar os ácaros?
Receitas caseiras são colocadas em práticas para acabar com os múltiplos ácaros que estão impregnados nos nossos objetos pessoais. De acordo com especialistas, a mistura de 200 ml de vinagre de vinho branco em quatro litros de água serve como uma solução acaricida.
Para obter êxito nessa receita, basta diluir o vinagre na água. Molha-se uma escova na solução e escova-se as regiões afetadas. Se preferir, pode usar o líquido dentro de um pulverizador e aplicar a substância. O que garante a funcionalidade do agente é o ácido acético do vinagre.
​
Se você acha que é necessário uma dose mais agressiva para eliminar de vez o seu inimigo do sono, experimente misturar 400ml de vinagre com 400ml de álcool. Ao unir essas duas substâncias, aplique nos locais de foco, espere por duas horas e utilize o aspirador de pó, a fim de retirar os cadáveres de ácaro.
​
Bom, espero que tais dicas possam contribuir para a saúde e bem estar do seu lar. Tem alguma dica nova para nós? Que ótimo! Entre em contato conosco através da nossa página do Facebook que ficaremos felizes em publicar sua experiência!
​
Adquira nossos produtos nas melhores magazines e hipermercados do Brasil: http://estamparia.com/
​
Um forte abraço e até a próxima!
​
